Evandro C Camacho - Zelvis

Evandro C Camacho - Zelvis

sábado, 26 de setembro de 2015

PÁLIDO PONTO AZUL

Este é o "Pálido Ponto Azul" fotografia da terra tomada pela sonda Voyager 1 em 06 de julho de 1990. A 6,4 bilhões km, a Terra é o cisco relativamente brilhante de luz em meio a um raio de sol. A versão original desta imagem pode ser obtida no site da NASA. No subtítulo original se lê o seguinte: 
Esta é imagem a cores de ângulo estreito da Terra, apelidado de "Pálido Ponto Azul '.

Olhem de novo esse ponto. É aqui, é a nossa casa, somos nós. Nele, todos a quem ama, todos a quem conhece, qualquer um sobre quem você ouviu falar, cada ser humano que já existiu, viveram as suas vidas. O conjunto da nossa alegria e nosso sofrimento, milhares de religiões, ideologias e doutrinas econômicas confiantes, cada caçador e coletor, cada herói e covarde, cada criador e destruidor da civilização, cada rei e camponês, cada jovem casal de namorados, cada mãe e pai, criança cheia de esperança, inventor e explorador, cada professor de ética, cada político corrupto, cada "superestrela", cada "líder supremo", cada santo e pecador na história da nossa espécie viveu ali - em um grão de pó suspenso num raio de sol.

A Terra é um cenário muito pequeno numa vasta arena cósmica. Pense nos rios de sangue derramados por todos aqueles generais e imperadores, para que, na sua glória e triunfo, pudessem ser senhores momentâneos de uma fração de um ponto. Pense nas crueldades sem fim infligidas pelos moradores de um canto deste pixel aos praticamente indistinguíveis moradores de algum outro canto, quão frequentes seus desentendimentos, quão ávidos de matar uns aos outros, quão veementes os seus ódios.

As nossas posturas, a nossa suposta autoimportância, a ilusão de termos qualquer posição de privilégio no Universo, são desafiadas por este pontinho de luz pálida. O nosso planeta é um grão solitário na imensa escuridão cósmica que nos cerca. Na nossa obscuridade, em toda esta vastidão, não há indícios de que vá chegar ajuda de outro lugar para nos salvar de nós próprios.

A Terra é o único mundo conhecido, até hoje, que abriga vida. Não há outro lugar, pelo menos no futuro próximo, para onde a nossa espécie possa emigrar. Visitar, sim. Assentar-se, ainda não. Gostemos ou não, a Terra é onde temos de ficar por enquanto.

Já foi dito que astronomia é uma experiência de humildade e criadora de caráter. Não há, talvez, melhor demonstração da tola presunção humana do que esta imagem distante do nosso minúsculo mundo. Para mim, destaca a nossa responsabilidade de sermos mais amáveis uns com os outros, e para preservarmos e protegermos o "pálido ponto azul", o único lar que conhecemos até hoje.

Livro: Pálido Ponto Azul – Carl Sagan


quinta-feira, 24 de setembro de 2015

CRATERAS TYCHO, LANSBERG E BALLIALDUS - 23/09/2015

Mais algumas crateras que fotografei. Como já mencionei, estou iniciando na astronomia amadora, sendo assim, decidi iniciar pela Lua.




quarta-feira, 23 de setembro de 2015

APLICATIVO CARTA CELESTE PARA ANDROID





Um aplicativo que recomendo e muito, não só por ser de graça, mas, pela eficiência, é o Carta Celeste.

Esse aplicativo utiliza o GPS do Smart Phone com Android para localizar objetos celestes.

Com o aplicativo devidamente configurado (A configuração é muito simples), aponte-o para o objeto celeste no céu e ele dirá que objeto é.

Ele também faz a localização através de um rastreamento, onde, no campo de busca você digita o nome do objeto e uma seta na tela lhe guiará até o objetivo a ser localizado.

Contudo, é necessário fazer a configuração de Latitude e Longitude manualmente, pois, a configuração automática não costuma ser precisa.

Entre no Google e veja qual a Latitude e Longitude da sua casa, isso você faz com o Google Map.

Com o aplicativo aberto, entre no menu e em “Configurações”.
Clique em “Localização”.
Aguarde um instante e se abrirá os campos de Latitude e Longitude para você preencher.
Após preencher com os dados novos clique em “Ok”.

Excelente aplicativo, essencial para qualquer observador astronômico de posse de um Smart Phone com Android.

VÍDEO DA LUA ATRAVÉS DO MEU TELESCÓPIO


Sim, eu realmente venho registrando apenas a Lua. Isso por conta da minha recente iniciação na Astronomia Amadora.
Entendo que tudo tem um começo modesto, onde, o avançado chega com o tempo.
Hoje, me dedico não apenas a observar a Lua, mas, observar os detalhes da Lua. Quero saber que crateras estou vendo, o nome delas, o tamanho e alguma possível história sobre as regiões que observo, como, por exemplo, aquela foto que identifiquei o local do pouso da Apollo 15 (Que, aliás, está nesse vídeo). 

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

FOTOS DA LUA DE HOJE

Sky-Watcher 70mm/900mm
Webcam Logitch C270
Software SharpCap




QUAL EQUIPAMENTO O INICIANTE DEVE COMPRAR?

Primeiramente, mesmo sem equipamento algum, a observação astronômica pode ser realizada. A olho nu é possível ver muitos objetos celestes e em uma área com baixa poluição luminosa a visualização é fantástica, porém, um equipamento ótico pode potencializar essas observações.

Eu vejo muitas dicas dos observadores mais experientes que tudo deve começar com um binóculo, porém, eu entendo isso como uma opção. Porém, se optar pelo binóculo é recomendado um com a configuração 10x50 ou superior, como um 20x50 com a ajuda de um tripé. Contudo, um binóculo de baixa qualidade não será muito empolgante. Se a opção for o binóculo procure adquirir um de boa qualidade, mas, os binóculos mais baratos lhe permitirão fazer tais observações, porém, não alimente muito as esperanças de boas observações.

Um telescópio 50mm já lhe permite fazer observações interessantes. Porém, diferente do binóculo, se você desistir da prática o telescópio pode se tornar um bom cabide, para não falar em um espaço perdido da casa. Claro que você pode vendê-lo.

Eu recomendo começar com um telescópio de 70mm, é fácil encontrar bons telescópios de 70mm ou mais no mercado de novos e de usados. Mas, isso depende de quanto você está disposto a investir.

Supondo que você está disposto a investir R$500. Vejo esse valor como o mínimo para se adquirir algo satisfatório.

No mercado de novos não terá tantas opções boas, já no mercado de segunda mão você achará bons equipamentos. Veja a minha pequena lista do R$500:

Novo:
Sky-Watcher 70mm/700mm Az2
Sky-Watcher Newtoniano 76mm/300mm Dob3’
Nativa F80070 70mm/800mm Az1

Usados:
Sky-Watcher 70mm/900mm EQ1
Celestron 70AZ 70mm/700mm AZ3
Toya Galaxy 70mm/700mm AZ2
Toya Newtoniano 76mm/700mm AZ2


Lembrando que essas opções dadas são de opinião pessoal, eu recomendo, mas, não sou o dono da razão, sendo assim, pesquise muito antes de comprar e, se puder, invista um pouco mais, porém, com a certeza que irá fazer bom uso, por tanto, recomendo ao iniciante o mercado de usados, pois, caso não queira mais fazer observações, esse poderá ser vendido facilmente pelo mesmo valor que comprou ou até mais.

Veja aqui as minhas dicas para a escolha de um equipamento:
Clique aqui e veja as dicas

SOFTWARES

Para a astronomia amadora é necessário alguns software, esses lhe ajudarão no conhecimento e na localização.

Para PC:
Stellarium
Software obrigatório para qualquer observador astronômico.



Virtual Moon 3D
Software que lhe será muito útil nas observações lunares.


Para Smart Phone:
Sky Map
Um aplicativo muito importante para localização de objetos celestes.


Carta Celeste
Outro aplicativo útil para o conhecimento.



Moon Atlas 3D
Não muito útil, mas, muito interessante.



Existem muitos outros, mas, esse são considerados essenciais para a observação astronômica.