Evandro C Camacho - Zelvis

Evandro C Camacho - Zelvis

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

LUNETA CASEIRA


MATERIAIS:
-Tampa de garrafa Pet;
-Cap de esgoto branco de 50mm;
-Disco de Cartolina ou papel preto com 50mm de diâmetro com um furo no centro de 20mm de diâmetro;
-2 cantoneiras de 2,5cm;
-Fita autoadesiva de feltro;
-Fita adesiva de borracha (Usada em vedações de janelas);
-Um frasco conta-gotas de 100ml;
-12cm de tubo branco de 50mm;
-1 Luva de encanamento de 50mm;
-1 lente esférica incolor de 2° positivo;
-40cm de tubo branco de 50mm;
-40cm de tubo branco de 40cm;
-1 lente de monoculo de fotografia.
 

FARRA ASTRONOMICA E ASTROFOTOGRAFIA DE SÍRIUS

Hoje foi uma madrugada de muita farra, mas, uma farra astronômica.
Armei minha luneta às 01:30h. Eu estava meio desanimado, pois, o céu estava com muitas nuvens.

Como estou engatinhando nesse ramo, tratei de caçar o que conheço, a Estrela Sirius. Só que desta vez, eu resolvi que tinha que fotografá-la. Porém, em uma noite ruim como estava seria uma tarefa bem difícil, e foi.

Comecei com a Ocular WA-25mm, o que foi fácil. Porém, o que essa observação me revelou é que seria mais uma noite de cama, o céu estava muito ruim.

De repente, o Leste e o Sul começaram a limpar e Sirius brilhou. Ainda com a WA-25mm eu tratei de apontar a luneta para ela e foi show, ela fica muito bonita acompanhada de outras estrelas menores ao fundo.

Resolvi trocar de Ocular, peguei a PL-10mm e comecei a caça. Para o meu desespero, minha buscadora estava desregulada, algo que não pode acontecer. Mesmo assim não desisti, tirei a ocular e comecei a caçar a estrela com o brilho do espelho da Diagonal, até que finalmente a achei novamente. Travei a luneta, vesti a diagonal com a PL-10mm e a observei com um brilho distorcido, culpa do céu ruim.

Decidi que, mesmo assim, iria tentar fotografar Sirius. Montei minha câmera Canon A2600 no adaptador, travei na ocular PL-10mm e novamente comecei a caçá-la. Porém, com a câmera é bem mais difícil. O visor de 4’ é muito pequeno. Mas, após uma árduas busca, eu a encontrei no visor da câmera. É complicado manter a estrela no visor, porém, como tenho um EQ-1 o trabalho é menos complicado.


Configurei a câmera com ISO800 e obturador com abertura de 2 segundos. Fiz 34 fotografias e, em meio a elas, escolhi essa como sendo a menos ruim.


Sky-Watcher 70mm/900mm
Plossl 10mm
Canon A2600

Lembrando: Madrugada com muitas nuvens, o Céu não estava limpo.

Após essa caçada eu resolvi consultar o Stellarium. Descobri que logo mais eu teria Vênus, Marte e Júpiter para observar.

Decidi pela observação, nada de fotografias por enquanto.

Primeiramente, por volta das 04h, observei Vênus com a PL-12,5mm Série 500. Vênus estava em fase crescente, com por volta de 40% iluminado. Nisso resolvi potencializar minha observação, vesti a PL-12,5mm com uma Barlow 2x. Agora sim eu estava fazendo uma observação como eu queria. O brilho era tão forte que resolvi usar o único filtro que tenho, o filtro Lunar. Melhorou muito o contraste. Fiquei admirando Vênus por uns 20 minutos.

Por volta das 4:20h surgiu Júpiter e ele veio com suas quatro principais Luas visíveis.Para observa-los eu tirei o Filtro Lunar. Foi a primeira vez que vi Júpiter pela minha luneta. Foi possível, mesmo com o céu ruim, notar 2 faixas equatoriais do planeta. Três de suas Luas, as mais brilhantes estavam de um lado e uma menos brilhante esta do lado oposto. Fiquei observando Júpiter e suas luas por uns 20 minutos também.

Por volta das 05h, eu passei a observar  Marte. Uma bolinha alaranjada, mas, foi emocionante essa observação. Foi a primeira vez que vi Marte também. Não sei o quanto é possível ver algum detalhe do planeta vermelho, pois, como já dito, o céu não estava bom e o Sol da manhã já estava quase raiando.

Enfim, foi uma farra astronômica, com direito a Sírius fotografada, Vênus, Júpiter e suas Luas e Marte bem observados.


terça-feira, 13 de outubro de 2015

O SOL COM FILTRO T.O.

Eu nem deveria publicar essa foto, pois, não foi bem executada, porém, o calor estava de matar e foi o que deu, não dava mais para ficar focalizando enquanto minha cabeça cozinhava em um calor de 38⁰ graus.

No alto, à esquerda, é possível notar a unica mancha solar que havia, porém, e me desculpe por isso, está bem desfocado.

Essa foto foi feita com uma ocular WA 25mm, com o Sky-Watcher 70/900, usando o Filtro T.O. e uma câmera Canon A2600.

Fotografia do Sol original, sem software

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

LUNETA SIMMONS MOD 6440 – 60MM - REVIEW


Após a limpeza das ópticas do velho Simmons 60/900 eu pude fazer algumas observações, mesmo diante dos raros momentos de céu observável, eu encontrei um período legal para avaliar essa luneta Simmons de 1996.

Abertura de 60mm é um tamanho bom, contudo, ele tem uma Distância Focal de 900mm tornando essa luneta uma f/15, algo excelente.

O que pude ver foram apenas estrelas. Sirius se apresentou essa noite e as observações com o Simmons foram ótimas. O que pesa na observação é o padrão das oculares de 0,96’, onde, o campo de visão se torna bem mais estreito que nos padrões 1,25’, porém, a observação não foi desconfortável.

A Armação EQ-1 deste Simmons me surpreendeu com a maciez e firmeza que se movimenta, além de ser um AZ-3 com as travas azimutal e equatorial. Porém, no caso de usar no modo EQ-1, os discos com as escalas, como a de latitude, estão desregulados, vou ver o que farei a respeito. Nas hastes de movimento lento não há travamentos ou trepidações durante o uso.

A Buscadora de 20mm é muito boa, bem nítida e regulei ela com precisão, ela foi essencial para localizar Sirius para observação.

A Diagonal precisará ser substituída, infelizmente, a velha luneta não recebeu cuidados pelo desuso por 10 anos e o espelho dela está bem manchado e descascado nas bordas, mesmo assim, a observação foi muito boa, com isso, fico imaginando a melhora com uma diagonal nova.

O Focalizador é bem macio, porém, tem o peso negativo de ter o cursor de plástico. Já encontrei a venda na internet um focalizador padrão 1,25’ com cursor em metal para esse tubo de 60mm, estou aguardando uma resposta do vendedor para o devido Up Grade.

O tripé em madeira está em bom estado, levando em conta que a madeira não tem nenhum lascado e está bem preservado, mas, o mesmo não posso falar das ferragens, porém, nada que uma lixa e uma boa tinta não resolva, contudo, com relação a sua eficiência, o tripé é muito firme.

No geral essa luneta é muito boa se levarmos em conta os seus padrões e idade, segundo um colega experiente, essa luneta foi colocada no mercado pela Meade. Ela vibra muito pouco durante os manuseios e, mesmo com os desgastes nos elementos ópticos como espelho da diagonal e oculares envelhecidas, as observações se revelaram boas, por isso, repito, imagine quando esses elementos ópticos forem trocados por novos.

FICHA TÉCNICA

Simmons Mod 6440
Abertura: 60mm
Distância Focal: 900mm
Razão Focal: f/15
Armação: EQ-1/AZ-3
Ampliação Máxima Útil: 138x
Buscadora: 5x20
Oculares padrão 0,96’ (Por enquanto)

LIMPEZA DA VELHA LUNETA SIMMONS

Após uma manhã dedicada a limpar o velho Simmons eis o resultado.













Ainda falta o trabalho com a ferragem do tripé, para isso tereis que comprar parafusos novos, lixa e tinta preta.






domingo, 11 de outubro de 2015

DE REPENTE, MERGULHEI NESSE MUNDO DA ASTRONOMIA

Estou realmente mergulhado nessa área. Acho que nunca na minha vida me envolvi tanto com algo.

Sky-Watcher 70/900 e Simmons 60/900

UM VELHO TELESCÓPIO REFRATOR SIMMONS 60MM

Hoje adquiri uma luneta um tanto quanto antiga. Essa se trata de um Simmons - modelo 6440.
Ela tem a Abertura de 60mm e Distância Focal de 900mm, ou seja, um f/15.

Ela estava perdida na casa de uma senhora de Ribeirão Preto-SP e pertenceu a um astrônomo amador que morreu há uns 10 anos, isso quer dizer que eu resgatei essa relíquia.

Esse exemplar é, segundo essa senhora, de 1996 e vai exigir uma boa dose de dedicação na recuperação do equipamento, porém, ele está muito sujo e com algumas ferrugens, mas, não tem nada quebrado. Ela está equipada com uma armação EQ-1, buscadora de 20mm, Diagonal padrão 0,96’ e bandeja de acessórios em aço, tudo isso sustentado por um tripé de madeira.

Com ele veio também três oculares SR4mm, H12,5mm e H20mm, além de uma Barlow 3x e lente eretora de 1,5x (Essa parece estar com a óptica perdida).

Tudo muito sujo e faltando algumas tampas, principalmente a da Abertura.

Assim que der eu colocarei um review deste equipamento.

Enfim, mãos a obra!


Abaixo algumas fotos do equipamento agora.









SKY-WATCHER 70MM - MODELO SW709EQ1 - REVEIW


Sky-Watcher é uma marca referência no ramo de telescópios e nesse artigo irei relatar sobre um equipamento que tenho aqui, o Sky-Watcher 70mm/900mm EQ1, onde, sem querer vender o peixe, se trata de um item de primeira linha.


Sem dúvida alguma que se trata de um equipamento de porte médio com grande qualidade. Indicado para todos os níveis de observadores, dos aspirantes aos profissionais, para observações astronômicas e terrestres, esse equipamento cumpre com excelência o que promete.

Abertura com lente de 70mm

A Abertura é dotada de um profundo protetor de orvalho e uma lente objetiva de 70mm multi tradada que pode ser fechado com uma tampa de abertura equipada com uma tampa secundária ao centro, ideal para aplicação de Filtro Para Observação Solar.

D=900mm


Focalizador robusto

O Focalizador é outra referência neste equipamento. Com um cursor longo, esse permite adicionar muito mais acessórios que outros cursores comuns. O cursor tem outra ótima característica, é bem largo e com isso ele tem mais firmeza nos movimentos. O focalizador é dotado de um parafuso que serve para firmar uma posição de focalização. E as cremalheiras são bem macias. Toda essa robustez nos faz notar que se trata de algo de alto nível.

Diagonal em alumínio

A Diagonal de 90⁰ padrão 1,25’ é em alumínio, não em plástico como na maioria dos telescópios de mesmo porte, algo que mostra que a Sky-Watcher está preocupada em oferecer um produto de qualidade ao consumidor. 

Buscadora 5x20

Um ponto fraco é a luneta Buscadora 5x20 que é em alumínio, porém, muito pequena, tornando ela, em determinadas posições do equipamento, desconfortável para observar, contudo, sua aplianção é muito útil para objetos maiores ou mais brilhantes e bem regulada é perfeita para encontrar os objetos que servem de referência ao que ela não é capaz de captar.

Armação Equatorial

A Armação EQ-1 é um modelo Equatorial de entrada, porém, muito resistente e precisa.

Bandeja de acessórios

A Bandeja de Acessórios é um outro ponto fraco nesse Sky-Watcher, ele é em plástico e é no estilo caixa, ele não tem os encaixes para oculares como vem até em equipamentos inferiores, porém, esse que tenho aqui é uma luneta de 2013, até onde sei, nos modelos mais recentes, a Sky-Watcher passou a disponibilizar bandeja de alumínio com encaixe para oculares.
Os Acessórios que veio nesse Sky-Watcher são Ocular Plossl 10mm (90x), Ocular Wide Angle 25mm (36x) e Barlow 2x (180x e 72x). As oculares são de qualidade média para boa e a barlow que veio neste exemplar não tão boa assim, mas, dá pro gasto, porém, teve modelos mais recentes que vieram com Barlow da GSO, uma marca de nível profissional. 

Tripé

O Tripé é em alumínio e com regulagem de altura, muito robusta e firme graças aos pés de borracha que dão essa firmeza ao equipamento.


CONSIDERAÇÕES PESSOAIS

No Geral é um excelente equipamento com um ótimo custo benefício e muita estabilidade no manuseio.
Esse modelo, no momento, não se encontra mais a venda no mercado de novos. Por razões que não consigo imaginar, a Sky-Watcher não está disponibilizando essa configuração de luneta (70mm/900mm). Não encontrei em nenhum site de vendas, nem nacional e nem internacional.
Tirando alguns “poréns” inexpressivos, o modelo é sem dúvida excelente. Com ele é possível observar com ótimo contraste as crateras da Lua de pelo menos 10Km de extensão e observar as menores com menos detalhes. É possível ver de forma satisfatória as fases de Vênus. Saturno, suas principais luas e seus anéis se apresentam com ótima nitidez, podendo-se notar a elipse dos aneis.  Não tive a oportunidade de observar Jupiter e Marte por conta deste longo período de alinhamento com o Sol, contudo, o Sol, equipando a luneta com o filtro TO, é outro objeto muito bom para se ver. Com a ocular WA 25mm é possível observar de forma satisfatória constelações e plêiades.
Por fim, o Sky-Watcher SW709EQ1 é um excelente equipamento de 70mm no qual recomendo que, caso encontre algum a venda, mesmo de segunda mão,  não pense duas vezes, compre se puder. 


DADOS TÉCNICOS

Sky-Watcher SW709EQ1
Objetiva: 70mm
Distancia Focal: 900mm
Razão Focal: f/12,8
Ampliação Máxima Útil: 161x
Buscadora: 5x20
Diagonal: 90⁰ padrão 1,25’
Armação EQ-1