Evandro C Camacho - Zelvis

Evandro C Camacho - Zelvis

sábado, 3 de dezembro de 2016

OCULAR UWA 6mm Sky-Watcher


Essa é a ocular UWA6mm, dita comumente como sendo da Sky-Watcher, o que não é um fato, essa é uma ocular padrão que muitas marcas a comercializam com seus nomes estampados, como Oregon, Expanse, Starguider, entre outras.


Trata-se de uma ocular planetária Ultra Grande Angular (UWA – Ultra Wide Angle) com um Campo de Visão FOV 66° com um Alivio de Olho de 15mm, ou seja, muito conforto nas observações.

Essa ocular contém 5 elementos ópticos em 3 grupos de lentes (Apesar de muitos anúncios descrever como 6 elementos em 4 grupos).  


O corpo é em polímero e o baril em alumínio padrão 1,25”, enegrecido por dentro e com rosca para filtros.


No corpo da Ocular vão 3 elementos ópticos, sendo, uma lente monoconvexa, mais duas monoconvexas colocadas de forma oposta uma a outra e um anel separador em alumínio.


No Barril tem mais dois elementos ópticos, são duas monoconvexas colocadas de forma oposta uma para a outra. Esse pequeno conjunto óptico no Barril funciona como uma Barlow embutida.


Todos os elementos ópticos são de vidro, o que garante conforto e qualidade. É sem dúvida uma ocular que todos os observadores devem ter no seu kit.     
Esquema da ocular

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

REVIEL: OCULAR PL10MM SKY-WATCHER



Trata-se da ocular que normalmente vem de brinde nos telescópios da Sky-Watcher e, notoriamente, de baixa qualidade, mas, até que quebra um galho, porém, não crie boas expectativas com ela.



É uma Plossl com 3 elementos, ou seja, tripleto, composta de uma lente monoconvexa de acrílico e duas monoconvexas opostas de vidro, essas duas opostas estão coladas uma na outra. Além de um separador das lentes e um retentor de plástico.

O corpo é de polímero, com uma membrana de borracha na saída da ocular.


 O barril, padrão 1,25”, tem rosca para filtros e o interior enegrecido.


 O Campo de Visão (FOV) é de 52°, o Campo de Visão Aparente (AFOV) 41° e Alivio de Olho de 8mm.

É uma ocular que, como dito, serve para quebrar um galho, substitui-la por uma melhor não custa tão caro.  

Esquema da montagem da ocular

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

PUMP UP VOLUME - MUSICA DOS ANOS 80, UM RESUMO DA CORRIDA ESPACIAL


Tabela de CA


Essa tabela apresenta o nível de aberração cromática nos Refratores Acromáticos.

O que é Aberração Cromática?
Aberração Cromática é a dispersão produzida por lentes que possuem diferentes índices de refração para diversos comprimentos de onda luminosa. É muito comum ao observarmos, por exemplo, a Lua, notarmos uma faixa de luz azul acompanhando a circunferência dela, isso é resultado da Aberração Cromática.

Seguindo essa escala publicada aqui é possível compreender qual a configuração de Refratores que lhe apresentará menos Aberração.
Em “mm” (Esquerda da tabela) está o diâmetro (D) da abertura do refrator.
No alto da tabela tem uma escala que vai de 3 a 20, trata-se da Razão Focal (f/) do Acromático.


Cruzando na tabela o dado da Abertura com a Razão Focal tem-se o nível de CA (Aberração Cromática), que quanto maior a cifra, menor o nível de CA. 


Caso o refrator apresente alto nível de aberração é recomendado moderar nos aumentos (Zoom) das observações. 

Como calcular o CA?
CA = (f/ x 25,5) / D

Exemplo:
Refrator 90mm f/10,1

CA = (10,1 x 25,5) / 90
CA = 2,86


Refrator 70mm f/12,8
CA = (12,8 x 25,5) / 70
CA = 4,66

Esses são conceitos básicos sobre a Tabela de CA, mas, já lhe servirá de grande ajuda para compreender o limite do refrator acromático que possui.