Evandro C Camacho - Zelvis

Evandro C Camacho - Zelvis

sábado, 10 de outubro de 2015

CONFERIDOR DE SOL – FILTRO THOUSAND OAKS

Eu batizei esse engenho de Conferidor de Sol – Kkkk.
Ele é utilizado para verificar o Sol antes de observa-lo. Para isso você o coloca na frente de um dos olhos para poder olhar para o Sol.
É basicamente um pedaço de papelão com um corte no meio onde se instala um pequeno pedaço do papel Thousand Oaks (Papel de Filtro Solar).

Material:
1 Pedaço de papelão (Usei um de 8cm x 6cm);
Fita adesiva (Usei Fita Crepe);
1 pequeno pedaço de Papel Thousand Oaks.


As imagens falam por sim do como é feito.



Mesmo assim, todo cuidado é pouco. Recomendo tampar o outro olho com a mão e não permitir que o olho que está atrás do filtro receba alguma luz.

VIVITAR 50/600 PARA O DIA DAS CRIANÇAS

Presenteei minha sobrinha e o meu sobrinho com uma luneta Vivitar 50/600.

E estão curtindo muito.



ESSE É SEM DÚVIDA UM EXCELENTE PRESENTE PARA VOCÊ DAR A UMA CRIANÇA, POIS, ALÉM DE MUITO BARATO, ELE EDUCA E DIVERTE. 

Dica do Zelvis também para o Natal!

BINÓCULO SUPER ZENITH 20X50 – REVIEW


Adquiri um binóculo Super Zenith 20x50 Made in Japan e vou compartilhar a minha experiência usando ele.

É um binóculo antigo (Esse exemplar é de 1986). Suas lentes tem pouco tratamento, porém, é um binoculo de boa qualidade.

Ele é configurado para ampliação de 20x, para se ter uma noção do que isso significa, ao observar a Lua, ela ocupa 80% do campo de visão, com isso é possível ver com nitidez as crateras maiores.

Suas objetivas de 50mm, teoricamente, admitem boa captação de luz, contudo, isso é mais aproveitável em ambientes escuros, na luz do dia as observações, apesar da boa visualização, ficam levemente opacas, porém, nada para desmerecer o velho Zenithão.

O fabricante se preocupou com a observação astronômica, pois, ao invés do tradicional Campo Visual, ele trás a descrição o Campo Angular, “Field 3⁰”, um dado mais utilizado em equipamentos astronômicos.

Os objetos celestes de difícil observação a olho nu, se revelam com grande nitidez através do Super Zenith. Com pouca aberração cromática é possível ver Vênus em suas fases e Saturno, com um bom ajuste de foco, é possível “notar” seus anéis, porém, como se fosse apenas um.

Em visualizações terrestres, dou o seguinte exemplo, é possível ler a placa de um carro estando ele há 400mts, a por volta de 500 ou 600mts é necessário certa concentração, mas, é possível ver também.



MAS, NEM TUDO É MARAVILHAS COM ESSE BINÓCULO, EXISTEM ALGUNS IMPORTANTES “PORÉNS”.

Como já descrito aqui, nas observações diurnas, ele as tornam levemente opacas, mas, é bem levemente mesmo.

O peso do Zenithão é outro ponto negativo, pesando mais ou menos 1,5Kg a gente se cansa rápido de segura-lo, principalmente em observações de ângulos próximos a 90⁰.   

Por ser um 20x50, as observações astronômicas exigem apoio para o binóculo, pois, a instabilidade da observação é muito desconfortável, porque os objetos ficam pulando que nem pipoca no campo de visão.

Para o apoio com tripé, é necessário uma adaptação caseira, pois, ele não vem preparado para adaptador de tripé.

Desconforto para os olhos por não haver as membranas de borracha nas oculares e com isso é necessário fazer uma ginástica com as mãos para evitar as luzes parasitas nas oculares.



CONTUDO, EXISTEM VIRTUDES NO SUPER ZENITH

As observações astronômicas tem pouca aberração cromática.

As estrelas se revelam com um brilho muito bom.

A Lua fica perfeita e é possível ver suas crateras maiores com um ótimo contraste.

Em observações terrestres se consegue um alcance formidável.

E, o que eu mais gosto nele, é um clássico.

DADOS TÉCNICOS

Super Zenith 20X50
Objetivas: 50mm
Distância Focal: 280mm
Abertura da Oculares: 14mm
Razão Focal: f/5,6
Ângulo de Visão: 3⁰
Ampliação: 20x
Prisma: BAK7
Correção Dioptria: Direita
Peso: 1,5Kg
Dimensões: 20x17x7


Esse binóculo exige prática, o que se consegue rapidamente. Mas, é um equipamento recomendável e que, no mercado de usados, pode-se consegui-lo por um bom custo beneficio.




sexta-feira, 9 de outubro de 2015

CURSO DE ASTRONOMIA GRATUITO - ON LINE

Enquanto não tenho um céu limpo para observar, eu faço meus estudos on-line de astronomia.

Eis aqui um curso muitíssimo legal, disponibilizado gratuitamente no youtube, trata-se do curso de Astronomia de Bacharelado da USP, ministrado pelo Prof. João Steiner.



Vale muitíssimo a pena assistir. 

COMO LIMPAR O SEU TELESCÓPIO


No telescópio REFRATOR as lentes objetivas devem ser limpas cuidadosamente e o mais raramente possível para não afetar sua precisão e performance.
                                                                                                        
NUNCA DEVEM SER RETIRADAS DE SEU SUPORTE POR UMA PESSOA INEXPERIENTE.
 - Quando for limpar as lentes, primeiro remova o pó com uma escova ou pincel de pelos macio.
- Agora você poderá usar; álcool isopropílico, desengordurante neutro diluído em água ou ainda soluções para limpeza de lentes de máquinas fotográficas.
- Use uma flanela nova ou algodão limpo com qualquer uma das três opções acima e limpe a lente delicadamente e sem pressão em movimentos circulares.
 - Após tudo isso, aplique jatos de ar na lente com uma seringa de injeção (sem a agulha) ou com aquelas bisnagas “Tira Pó” usada por relojoeiros, para tirar as partículas pequeninas quase imperceptíveis quem ficam na superfície das lentes.

Se possível, evite levar o telescópio de um lugar frio para um quente, pois este deslocamento poderá provocar uma condensação das lentes, condição que precisará ser corrigida imediatamente. Para tanto, coloque a lente objetiva a uma distância segura de uma fonte de calor e deixe esquentar vagarosamente até a mistura desaparecer. Qualquer mancha deixada nas lentes, só poderá ser limpa após a secagem completa delas.

IMPORTANTE: O TELESCÓPIO REFLETOR OU NEWTONIANO POSSUI ESPELHOS AO INVÉS DE LENTES. ESTES ESPELHOS TANTO O PRIMÁRIO QUANTO O SECUNDÁRIO, RECEBEM A CAMADA REFLEXIVA NA FRENTE DO VIDRO PARA NÃO APRESENTAR NENHUM TIPO DE REFRAÇÃO, DIFERENTEMENTE DOS ESPELHOS DE BANHEIRO POR EXEMPLO.

NÃO TENTE LIMPÁ-LOS CASO SEJA NECESSÁRIO. ENVIE PARA UMA ASSISTÊNCIA TÉCNICA. COM O ATRITO DO MATERIAL USADO PARA A LIMPEZA, A CAMADA ESPELHADA PODERÁ SER RETIRADA ALTERANDO A QUALIDADE ÓPTICA DO PRODUTO.

APÓS ALGUNS ANOS, O ESPELHO PODE PRECISAR DE UM NOVO ESPELHAMENTO. NESTEM CASO, PROCURE UMA ASSISTÊNCIA TÉCNICA.

EVITE SUBMETER O TELESCÓPIO A TROCA BRUSCAS DE TEMPERATURAS PARA EVITAR CONDENSAÇÃO. CASO ACONTEÇA, DEIXE-O FORA DA EMBALAGEM E SEM AS TAMPAS ATÉ ESTA CONDENSAÇÃO SE DESSIPAR.

O MESMO PROCEDIMENTO É USADO QUANDO ENTRA O ORVALHO DURANTE AS OBSERVAÇÕES.

As oculares de qualquer tipo de telescópio não podem ser desmontadas porque possuem uma distância focal interna em milímetros com separadores internos e somente um técnico deverá ter acesso. Externamente os procedimentos para limpeza são iguais aos da objetiva trocando-se a flanela por cotonetes. 

AUSÊNCIA DE CÉU LIMPO

Certa vez li no fórum de astronomia que participo “Astronomia amadora exige muita paciência”. Entendo isso agora. Fazem mais ou menos 15 dias que não tenho um céu decente para observar.

Veja essa foto abaixo. Esse é o céu que vem se apresentando para mim nesse período. Aliás, essa foto é de hoje, dia 09/10, às 18h.  Ou seja, nada de céu para observar hoje também, porém, sou persistente, não vou deixar de tentar.



quinta-feira, 8 de outubro de 2015

FILTRO SOLAR TO - THOUSAND OAKS

Aplicação do filtro para observações solares da Thousand Oaks Optical (Pronuncia-se algo mais ou menos assim: “Tausendouks”).

Essa grossa película feita em polímero é aplicada na abertura do telescópio para realizar observações solares.

A aplicação pode ser feita com muita facilidade na tampa da abertura. 

Segue as fotos que fiz da película aplicada para o meu telescópio.





Experimentei e a observação é segura (E muito legal), mas, claro, que devo recomendar moderação, afinal de contas, não sabemos o quanto de UV está passando pelo filtro.