Evandro C Camacho - Zelvis

Evandro C Camacho - Zelvis

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

TUTORIAL – APLICAÇÃO DO FILTRO T.O. NA TAMPA DO SKY-WATCHER 90MM/910MM

Um problema que encontrei no Refrator Sky-Watcher 90mm foi aplicar o Filtro T.O. (Filtro para observação solar) na tampa da objetiva.


Minha intenção é aplicar o filtro na abertura secundária da tampa, assim como fiz no meu Sky-Watcher 70/900. Porém, por trás da tampa da objetiva, a tampa secundária fica muito alta, mais alta que o limite de sua abertura.


Uma solução que encontrei foi instalar o filtro T.O. mais alto que a tampa (Lógico!). Para isso usei dois pequenos pedaços de papelão, cortado para que caibam dentro da tampa da objetiva e que cubram toda a volta da abertura da tampa secundária sem obstruí-la.

Eis o material:

O pedaço do Filtro T.O. que será aplicado;
Dois pequenos pedaços de papelão;
Tesoura;
Fita adesiva;
Caneta. 


Com a tampa secundaria como matriz, marque em um dos pedaços de papelão o diâmetro da tampa passando a caneta em volta dela.


Com a tesoura, corte o círculo do papelão (Não se preocupe em cortar deixando o círculo fechado no papelão). Use o círculo que cortou do primeiro pedaço de papelão como matriz para fazer o mesmo corte no outro pedaço de papelão.


Confira se o corte do papelão encaixa corretamente na abertura interna da tampa secundária, note que cortei os cantos do papelão para encaixar dentro da tampa.


Com a fita adesiva, prenda os dois pedaços de papelão, um sobre o outro, para fechar a volta interna do diâmetro da abertura secundária. Procure prender totalmente toda as bordas fechando toda a volta dos papelões.


Após a fixação do papelão fixe o pedaço  de papel de filtro T.O. sobre ele, lembrando de fechar todas as bordas do papel T.O. com o cuidado de deixar o centro do papel livre de obstruções com a fita ou com o que for na entrada de luz pela abertura secundária.


E é isso, o filtro para observação solar está aplicado no Sky-Watcher 90mm/910mm.


Atenção: Antes de fazer observações solares, verifique se o filtro continua bem fixado e sem fendas por onde os raios solares possam entrar sem ser pelo filtro.

  
Boas observações solares a você!


MERCURIO


Em vez de uma atmosfera, Mercúrio possui uma fina exosfera feito de átomos decolou da superfície pelo vento solar e micrometeoróides marcantes. Devido à pressão de radiação solar, os átomos de escapar rapidamente para o espaço e formar uma cauda de partículas neutras. 

Embora o campo magnético de Mercúrio na superfície tem apenas um por cento da força da Terra, ela interage com o campo magnético do vento solar para criar episodicamente intensos tornados magnéticos, que encaminham o, plasma vento solar quente rápido até a superfície. Quando os íons de atingir a superfície, eles bater fora átomos de carga neutra e enviá-los em um ciclo de alta para o céu.



Superfície de Mercúrio se assemelha ao de Lua da Terra, marcado por muitas crateras de impacto resultantes de colisões com meteoritos e cometas. Muito grandes bacias de impacto, incluindo Caloris (1,550 km, ou 960 milhas, de diâmetro) e Rachmaninoff (306 km, ou 190 milhas), foram criadas por impactos de asteróides sobre a superfície do planeta no início da história do sistema solar. Embora existam grandes áreas de terreno liso, há também escarpas ou falésias em forma de lóbulo, algumas centenas de milhas de comprimento e subindo até uma milha de altura, formado como o interior do planeta refrigerados e contratadas ao longo dos milhares de milhões de anos desde que Mercury foi formado. 



10 coisas sobre o Planeta Mercúrio 
1. Menor
Mercúrio é o menor planeta do nosso sistema solar - apenas um pouco maior do que a lua da Terra. Se o sol eram tão altos como uma porta de entrada típico, a Terra seria o tamanho de um níquel e Mercúrio seria tão grande quanto uma ervilha verde.

2. Insider

É o planeta mais próximo do Sol a uma distância de cerca de 58 milhões de quilômetros (36 milhões de milhas) ou 0,39 UA.



3. longos dias, curtos anos
Um dia em Mercúrio (o tempo que leva para a Mercury para rodar ou girar uma vez) leva 59 dias terrestres. Mercury faz a uma órbita completa em torno do Sol (um ano em vez de mercúrio) em apenas 88 dias terrestres.



4. superfície áspera
Mercúrio é um planeta rochoso, também conhecido como um planeta terrestre. Mercúrio tem uma superfície sólida, crateras, muito parecido com a lua da Terra.



5. Não consigo respirar 
fina atmosfera de Mercúrio, ou exosfera, é composto principalmente de oxigênio (O 2), sódio (Na), hidrogênio (H 2), hélio (He) e potássio (K). Os átomos que são explodidos fora da superfície pelo vento solar e os impactos micrometeoritos criam a exosfera de Mercúrio.



6. Moonless
Mercury não tem luas.



7. Ringless
Não há anéis em torno de Mercúrio.



8. Os visitantes robóticos
Apenas duas missões visitaram este planeta rochoso: Mariner 10 em 1974-5 e MESSENGER, que passou voando Mercúrio três vezes antes de entrar em órbita de Mercúrio em 2011.



9. Resistente lugar para viver
Nenhuma evidência de vida foi encontrado em Mercúrio. As temperaturas diurnas podem chegar a 430 graus Celsius (800 graus Fahrenheit) e soltar a -180 graus Celsius (-290 graus Fahrenheit) durante a noite. É improvável vida (tal como a conhecemos) poderia sobreviver neste planeta.



10. Big Sun
De pé sobre a superfície de Mercúrio em seu ponto mais próximo do Sol, o sol pareceria mais de três vezes maior do que na Terra.





Fonte:




terça-feira, 3 de novembro de 2015

PARAFUSOS DE PRESSÃO DO CURSOR

Nas imagens abaixo vemos dois focalizadores e, em destaque, neles existem pequenos parafusos do tipo Allen, esses são Parafusos de Pressão do Cursor. Esses tem o papel de manter manter alinhado o eixo óptico, pois, tal desalinhamento deixa o cursor fora deste importante alinhamento. 

 Cremalheira Sky-Watcher 90/910
Cremalheira Serie500

CHEGOU O SKY-WATCHER 90/910

Hoje chegou a minha luneta Sky-Watcher 90mm/910mm AZ-3.
Agora sim, acho que me equipei bem, porém, vai demorar um pouco para usa-lo, pois, estou em um período de chuvas, creio que isso vai dar um tempo mais no fim do mês (E olha lá!).


Pois é, fica então a minha ansiedade de fazer a primeira boa observação com esse equipamento.






domingo, 1 de novembro de 2015

MAIS UM OBJETO ESTRANHO NO CÉU

Um amigo me enviou uma foto de um objeto brilhante no céu. Isso ele fez para saber sobre o que poderia ser, onde, ele pensou que eu poderia decifrar o mistério.

Por fim, conversando com alguns amigos do ramo chegamos a impossibilidade de ser o Asteroide Halloween, contudo, achávamos que, provavelmente, isso se tratava de um outro asteroide ou de fragmentos do Halloween, o que descartamos.

Porém, existem dúvidas sobre o que é esse objeto. Um asteroide tem orbita e seria conhecido, ao mesmo tempo que seria invisível a olho nu. Um objeto celeste em passagem e visível a olho nu seria o evento astronômico do ano.

Nossa melhor definição é que o objeto está em camadas baixas da atmosfera, um celular não consegue registrar um pequeno objeto brilhante no céu, mesmo um objeto brilhante em camadas muito baixas é algo difícil de se registrar com uma câmera de celular de 5 megapixels.

A descrição do movimento é que o objeto voava em uma reta e tomou um rumo novo de forma incomum, onde, talvez um caça faria, porém, um caça também produziria som, o que não aconteceu.

O que sabemos é o que não é:
-Não é asteroide;
-Não é meteoro;
-Não é aeronave conhecida;
-Não é satélite;
-Não é meteorito;
-Não é um objeto na exosfera.

Temos que levar em conta quantos objetos estão sobrevoando a nossa atmosfera e nem sabemos, quando sabemos, ás vezes, nem sabemos para que serve. Mas, existem inumeros relatos de observações de objetos estranhos não identificados por astronautas, pilotos civis e militares, controladores de voo e astrônomos. Existem muitos mistérios nos rodeando, porém, temos que ter em mente que muita coisa pode ser tanto quando muita coisa pode não ser.

Por fim, o que é esse objeto? NÃO SABEMOS! Vamos ficar com a conclusão que se trata de um Fenômeno Não Identificado.

Eis a foto do objeto e um super zoom dele.


Fotografia feita com uma câmera de 5 mega pixel de celular Samsung