Evandro C Camacho - Zelvis

Evandro C Camacho - Zelvis

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

FARRA ASTRONOMICA E ASTROFOTOGRAFIA DE SÍRIUS

Hoje foi uma madrugada de muita farra, mas, uma farra astronômica.
Armei minha luneta às 01:30h. Eu estava meio desanimado, pois, o céu estava com muitas nuvens.

Como estou engatinhando nesse ramo, tratei de caçar o que conheço, a Estrela Sirius. Só que desta vez, eu resolvi que tinha que fotografá-la. Porém, em uma noite ruim como estava seria uma tarefa bem difícil, e foi.

Comecei com a Ocular WA-25mm, o que foi fácil. Porém, o que essa observação me revelou é que seria mais uma noite de cama, o céu estava muito ruim.

De repente, o Leste e o Sul começaram a limpar e Sirius brilhou. Ainda com a WA-25mm eu tratei de apontar a luneta para ela e foi show, ela fica muito bonita acompanhada de outras estrelas menores ao fundo.

Resolvi trocar de Ocular, peguei a PL-10mm e comecei a caça. Para o meu desespero, minha buscadora estava desregulada, algo que não pode acontecer. Mesmo assim não desisti, tirei a ocular e comecei a caçar a estrela com o brilho do espelho da Diagonal, até que finalmente a achei novamente. Travei a luneta, vesti a diagonal com a PL-10mm e a observei com um brilho distorcido, culpa do céu ruim.

Decidi que, mesmo assim, iria tentar fotografar Sirius. Montei minha câmera Canon A2600 no adaptador, travei na ocular PL-10mm e novamente comecei a caçá-la. Porém, com a câmera é bem mais difícil. O visor de 4’ é muito pequeno. Mas, após uma árduas busca, eu a encontrei no visor da câmera. É complicado manter a estrela no visor, porém, como tenho um EQ-1 o trabalho é menos complicado.


Configurei a câmera com ISO800 e obturador com abertura de 2 segundos. Fiz 34 fotografias e, em meio a elas, escolhi essa como sendo a menos ruim.


Sky-Watcher 70mm/900mm
Plossl 10mm
Canon A2600

Lembrando: Madrugada com muitas nuvens, o Céu não estava limpo.

Após essa caçada eu resolvi consultar o Stellarium. Descobri que logo mais eu teria Vênus, Marte e Júpiter para observar.

Decidi pela observação, nada de fotografias por enquanto.

Primeiramente, por volta das 04h, observei Vênus com a PL-12,5mm Série 500. Vênus estava em fase crescente, com por volta de 40% iluminado. Nisso resolvi potencializar minha observação, vesti a PL-12,5mm com uma Barlow 2x. Agora sim eu estava fazendo uma observação como eu queria. O brilho era tão forte que resolvi usar o único filtro que tenho, o filtro Lunar. Melhorou muito o contraste. Fiquei admirando Vênus por uns 20 minutos.

Por volta das 4:20h surgiu Júpiter e ele veio com suas quatro principais Luas visíveis.Para observa-los eu tirei o Filtro Lunar. Foi a primeira vez que vi Júpiter pela minha luneta. Foi possível, mesmo com o céu ruim, notar 2 faixas equatoriais do planeta. Três de suas Luas, as mais brilhantes estavam de um lado e uma menos brilhante esta do lado oposto. Fiquei observando Júpiter e suas luas por uns 20 minutos também.

Por volta das 05h, eu passei a observar  Marte. Uma bolinha alaranjada, mas, foi emocionante essa observação. Foi a primeira vez que vi Marte também. Não sei o quanto é possível ver algum detalhe do planeta vermelho, pois, como já dito, o céu não estava bom e o Sol da manhã já estava quase raiando.

Enfim, foi uma farra astronômica, com direito a Sírius fotografada, Vênus, Júpiter e suas Luas e Marte bem observados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário