Evandro C Camacho - Zelvis

Evandro C Camacho - Zelvis

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

ASTRONOMIA NO BRASIL É QUASE UM TABU

O Brasil é um país atrasado em tudo. Fácil notar quando, no ramo da astronomia, os equipamentos de respeito não estão a venda aqui ou quando encontrados custam os "olhos da cara".

Por exemplo:
Uma motorização para uma base Dobsoniana é encontrada sem muitas dificuldades em países como a Austrália.

http://www.ozhut.com.au/skywatcher-8-dobsonian-upgrade-kit-for-goto.html 


Aqui, a astronomia ainda é um tabu. Mesmo a bandeira do país carregando referências astronômicas, o ramo é pouco valorizado.



O ideal seria os adeptos ao ramo, como eu, difundir essa prática em escolas e parques. Mostrar para as crianças um telescópio, convidá-las a observar a Lua e outros astros através de um telescópio. Crianças são curiosas e em meio de 1000 crianças que experimentarem essa experiência, muitas dessas (Acredito que a metade) se interessarão pelo ramo, e dessas, muitas irão querer praticar, pois, olharão para o céu com uma nova perspectiva.


Eu tenho para mim que um dia vou me programar para levar meu telescópio para a rua e chamar as crianças para observar a Lua e estrelas no meu equipamento, aliás, não apenas as crianças, mas, os adultos também. Quem sabe, após isso, eu não resolva levar meu telescópio para uma escola.

Um comentário:

  1. Muito Bom seu comentário, Zelvis, com relação a astronomia no Brasil e a triste realidade desse país. Estudo astronomia desde de 1993, posso dizer que sou Astrônomo amador... E desde muito tempo cheguei a imaginar que teríamos astronomia nas escolas, mas a educação no Brasil é atrasada, não é de interesse dos políticos e muito menos estão ligados ao desenvolvimento Humano... Um abraço. Gostei de seu comentários!

    ResponderExcluir